ENSINO

PROPOSTA PEDAGÓGICA

O Colégio Luterano Concórdia busca a formação integral do ser  humano, elevando o nível de consciência da realidade social, a fim de capacitá-lo a atuar numa sociedade melhor, mais justa e mais humana. Buscando educar para uma atuação ética, que contribua para uma visão crítica das relações sociais, norteando o seu trabalho na busca dos princípios de uma abordagem Progressista de ação. Acredita que o conhecimento se origina através da interação do sujeito consigo mesmo, com os outros e com os objetos do conhecimento. O sujeito ao aprender, incorpora aos conhecimentos pré-existentes, um novo saber, que se integra em uma rede ampla de significados, provocando a transformação, isto é, a aprendizagem.

Oportuniza em seu método de ensino vivências significativas de construção do conhecimento, através de uma prática interdisciplinar. A metodologia, criativa e motivadora, se dá através do desenvolvimento de projetos de estudos que valorizam ações ambientais, sociais e culturais em um contexto de afetividade. Fundamenta a sua proposta curricular nos PCNs ( Parâmetros Curriculares Nacionais), e RCNs (Referenciais Curriculares Nacionais), contemplando os projetos educacionais, a partir de uma prática dinâmica e articuladora, onde os alunos exercem o papel de protagonistas de seu aprendizado.

Os diferentes materiais didáticos são utilizados como ferramentas pedagógicas, que agregam à prática pedagógica, importantes contribuições estruturais e instrumentais à construção do conhecimento. Podemos citar o Livro do Sistema de Ensino Positivo, adotado pela escola a partir do ano de 2005, que permite um diálogo interdisciplinar,  no qual os conteúdos perpassam os projetos educacionais. O educador relaciona o que o material traz com questões atuais e pertinentes da comunidade e da sociedade como um todo, transcendendo a sala de aula.

O Colégio Luterano Concórdia percebe que o ato de ensinar tem o propósito essencial de facilitar a aprendizagem do aluno. Ao ensinar possibilita-se aos alunos, mediante a assimilação consciente de conteúdos escolares, a formação de suas capacidades e habilidades e o desenvolvimento da consciência crítica, instrumentalizando-os a serem sujeitos de sua aprendizagem e agentes de transformação do meio social, comprometidos com a construção de uma sociedade justa e igualitária. 

Desenvolve o trabalho de inclusão escolar, preocupando-se com o indivíduo, onde as potencialidades são desenvolvidas e a socialização priorizada em todo o contexto escolar, possibilitando ao educando a aprendizagem de valores essenciais ao ser humano, aqui particularmente, o respeito à diversidade do sujeito, visando a formação humanística, científica e tecnológica, o colégio desenvolve projetos educacionais, bem como, cursos extracurriculares nas diferentes áreas do conhecimento, no turno inverso, amparando o aluno de uma forma mais abrangente, dando-lhe condições de evoluir (art. 32 da LDB). Prima pela prática da produção textual, o incentivo a leitura e ações ambientais nos diferentes componentes curriculares.