Aguarde, carregando conteúdo...

Imprensa

 

Publicado em: 18/Abril/2012 - 20:07

A festa das letras traz livros, contos, escritores e música

 

 

A  Semana Literária está  deixando o clima movimentado no Colégio Luterano Concórdia. Foi um sucesso a conversa do jornalista paulista Wagner Costa com os alunos da 7ª série, na segunda, 16. Eles falaram sobre a  obra "Eu, Pescador de mim". No dia seguinte, foi a vez do escritor Décio Dalke apresentar os livros "O homem que não se curvou"e "O homem sem medo". A cultura latino-americana de Raul Quiroga e Bibiana Quiroga foi o destaque na quarta, 16. No dia 24, os estudantes do 1º ano do Ensino Médio assistem à narração do conto "Uma noite muito fria". As atividades prosseguem no mês de maio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Publicado em: 13/Abril/2012 - 21:56

Visitas técnicas aliam teoria e prática

 

 

Com o objetivo de aproximar os estudantes dos cursos Técnico em Informática e Química do mercado de trabalho, o Colégio Luterano Concórdia promoverá visitas dos alunos a empresas.  No dia 17 de abril será realizada sensibilização com as turmas de Ensino Médio, Na Junior Achieviemente. No dia 24, será a vez dos alunos das turmas 203 e 205 conhecerem a empresa de borrachas Tippler, em São Leopoldo.  Já o curso de Química visita a Usina Termelétrica  Nutepa em Porto Alegre na quinta-feira, 26.  O mês de maio inicia com a visita de estudos das oitavas séries Conhecendo Porto Alegre, na terça-feira, 15. A unisna termelétrica Sepé Tiaraju, em Canoas, será o destino dos alunos da turma 305, no dia 17.  As sextas séries, por sua vez, passearão na Quinta da Estância em Viamão no dia seguinte. E os segundos anos do Ensino Médio vão até Osório para ver o Parque Eólico e o Ceclimar, em Imbé, além de visitarem a bela cidade litorânea de Torres. “Aliar teoria e prática é primordial para a formação do aluno, em especial, quando o foco é a formação técnica”, salienta a supervisora escolar Patrícia Bernardo.

 

Programação

 

Abril
17 – 8h Sensibilização Junior Achievement – Ensino Médio
24 – Empresa Tippler – São Leopoldo – T. 203 e 205
26 – Usina Termelétrica Nutepa – Porto Alegre – Química

 

Maio
15 – Conhecendo Porto Alegre – 8ª séries
17 – Usina Termelétrica Sepé Tiaraju – Canoas – Química – T 305


 


 

Publicado em: 12/Abril/2012 - 11:23

Concórdia Luterano Concórdia promove teste de visão para as séries iniciais

 

 

Amanhã, 13, será especial para os alunos dos segundos anos das séries iniciais do Colégio Luterano Concórdia, em Canoas, com atividade que destaca o sentido da visão. A equipe da Orientação Pedagógica da Escolinha organizou, em parceria com as Óticas Vênus, testes de visão para os estudantes. A proposta pretende dar início aos trabalhos relacionados aos cinco sentidos (audição, visão, paladar, olfato e tato).  As avaliações visuais serão realizadas das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, na sala de Orientação Pedagógica.  Será sugerido aos familiares que procurem  atendimento especializado, caso seja detectado algum tipo de problema. 

 

 


 

Publicado em: 11/Abril/2012 - 14:13

Concórdia Luterano Concórdia prepara sua festa das letras

 

 

A quarta edição da Semana Literária do Colégio Luterano Concórdia começa na próxima segunda-feira, 16. Para a abertura da sua tradicional festa das letras, a escola do bairro Niterói, em Canoas, trará o escritor e jornalista paulista Wagner Costa. Na abertura, o autor irá conversar com os alunos da 7ª série, às 10h30 e às 14h, sobre a sua obra “Eu, Pescador de mim”. Na sequência da programação (ver quadro), o escritor Décio Dalke conversa com os estudantes sobre os livros “O homem que não se curvou” e “O homem sem medo”. Na quarta-feira, o destaque fica com os shows de cultura latino-americana de Raul Quiroga e Bibiana Quiroga. No dia 24, os estudantes do 1º ano do Ensino Médio assistem à narração do conto “Uma noite muito fria”. As atividades prosseguem no mês de maio.

 

Confira a programação e fotos do evento clicando aqui.

 

 


 

Publicado em: 22/Novembro/2011 - 16:31

Concórdia realiza 4ª Edição da Mostra Documentário e Propaganda

 

 

O Colégio Luterano Concórdia realizou, em 18 de novembro, a 4ª Edição da Mostra Documentário e Propaganda, evento que exibe e premia vídeos produzidos pelos alunos do Ensino Médio e já se tornou tradicional no calendário da escola. Este ano o tema principal dos trabalhos foi “Conhecimento científico através da mídia” e os alunos desenvolveram os vídeos sobre os assuntos diabetes, satélites, revolução do telefone, terceira idade, hemodiálise, células tronco, telejornalismo e a evolução da locomotiva.

Segundo a professora de Língua Portuguesa Carine Carlosso Kavecz, que é a coordenadora do Projeto, a Mostra Documentário e Propaganda envolve as turmas do 1º e 3º ano e é desenvolvido desde o primeiro semestre com os alunos.Ela informa que a atividade é uma realização da Área de Comunicação do colégio, e contou com a participação das professoras Arilene Sffair Vargas, Daniela Rossi Kleinubing, Janaína  Junqueira Calovi e Marilise Jaqueline Ribeiro. “No primeiro trimestre os estudantes escrevem os roteiros, neste momento eles pesquisam e estudam o tema abordado, depois esse material vai para análise, correção e aprovação dos professores”, informa Carine, até que, realizam-se as filmagens e edições do material.

 

 

A professora destaca uma novidade deste ano, em relação aos eventos anteriores. É que desta vez foram os próprios alunos que filmaram e editaram os vídeos. “Para isso, a escola ofereceu oficinas de edição de áudio e vídeo.”

Com todo o material aprovado, durante o 2º e 3º trimestre de aulas os alunos gravam e editam os vídeos, que posteriormente são selecionados pelos professores da Área de Comunicação para concorrer ao prêmio de melhor vídeo nas categorias Documentário e Propaganda. “Em 2011 tivemos 20 trabalhos produzidos. São selecionados quatro trabalhos de cada categoria e o melhor é indicado pelo corpo de jurados formado por pessoas que representam entidades, jornais e empresas da cidade. Outra premiação que acontece em paralelo é o Campeão de Bilheteria na modalidade Propaganda e Documentário, ao grupo que trouxer mais  público  para prestigiar o seu vídeo”, explica Carine.

 

 

Os vencedores da categoria Documentário foram os alunos que realizaram o vídeo “Telejornalismo”, que levaram para casa também o título de Campeões de Bilheteria. Na categoria Propaganda o prêmio foi entregue ao grupo que fez o vídeo “Abra as portas para um novo mundo”, tratando da terceira idade. Nesta mesma categoria, o prêmio Campeão de Bilheteria ficou com o grupo “Revolução do Telefone”.

 

 

O diretor da escola, Celso Jancke, ressalta que as informações trazidas pelos alunos nos vídeos são muito interessantes e que fazem o público aprender junto com eles. “A gente vive em uma correria e não tem tempo de se informar sobre tudo e, para realizar os vídeos, os alunos buscam informação e constroem através da pesquisa, conhecimento que dividem com o público.”


Os vencedores

Categoria Propaganda: “Abra as portas para um mundo novo”
Alunos: Jordana dos Santos Guindani, Tainá  Gottschalk  da Cruz, Franciele  Alexandrina  Duarte da Rosa
 
Campeão de Bilheteria: "Revolução do telefone"
Alunos: Marlon   Medeiros, Lauren  Alvez Cruz, Louise Cristine Pires  Costa e Luisa Farias Santos
 
Categoria  Documentário e Campeão de Bilheteria:Telejornalismo”
Alunos: Jéssika Mariana Kozikoski  Silva, Nathalia Rissi Charão, Milena Teles, Daniela Cristiane  da Silva Passos, Matheus Krause, Thomas  Yago de Lima Carvalho, Jean Carlos Durante, Heverton do Nascimento  Lopes, Arthur de Souza Prass, Matheus Barbosa, Nicolas  Nunes Santana e Leonardo Verna.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Publicado em: 29/Agosto/2011 - 14:44

Feira Científica e Mostra de Arte e Literatura do Colégio Luterano Concórdia têm mais uma edição

 

 

A abertura da 14ª edição da Feira Científica e 11 ª Mostra de Arte e Literatura do Colégio Luterano Concórdia, na sexta-feira, 26, foi animada. Alunos da própria instituição e visitantes prestigiaram o evento que teve teatro, dança, hora do conto e mostra de trabalhos de alunos de todos os níveis de ensino.  Além dos alunos, professores também subiram ao palco para chamar a atenção das crianças e jovens para o tema de toda a atividade: Meio ambiente, te queremos por inteiro.Transmitiram, como mensagem, que “o futuro do planeta está nas mãos e no coração do ser humano”.  Mais de dois mil estudantes de outras escolas visitaram o colégio. Este ano o evento contou com a presença do museu itinerante de animais marinhos, parte do projeto O mundo aquático invade a sua escola.
O diretor Celso Jancke agradeceu a colaboração da equipe da escola e dos alunos, que se empenharam muito para a realização do evento, que é uma etapa do trabalho de construção do conhecimento, etapa esta que também foi destacada na oração devocional do pastor Olavo Güths.  Jancke também destacou as presenças dos escritores Décio Dalke, Neida Rocha, Liane Guimarães, Iria Müller Poças.
A coordenadora das Séries Iniciais, Joseane Campanher Albrecht destaca o trabalho dos alunos das séries iniciais, que apresentaram a Casa da Imaginação, oonde puderam mostrar o que aprenderam em diferentes projetos e saídas de estudos realizados no primeiro semestre deste ano. Na cozinha, por exemplo, um livro que reúne receitas que os estudantes do Nível I da Educação Infantil buscaram com suas famílias estava em cima da mesa, ao lado de um bolo de laranja que os pequenos ajudaram a fazer. No jardim da Casa da Imaginação, brinquedos de sucata, no quarto, uma colcha de retalhos com lembranças do passeio feito a uma escola agrícola. Na sala, a biblioteca do Menino Maluquinho, representando o projeto do segundo ano do ensino Fundamental. E assim, todos os projetos estiveram representados, destaca Joseane, que fala ainda dos animais marinhos que os alunos do Nível III da Educação Infantil confeccionaram para o hall de entrada da casa e dos pontos turísticos de Canoas mostrados em cartazes espalhados pelo “pátio” e feitos pelos alunos do quarto ano.

 

Incentivo às Ciências

 De acordo com Rafael Frank, professor de física e um dos coordenadores da Feira Cultural e Científica, o principal objetivo do evento é estimular os alunos a praticarem o que estudaram em Ciência fora do horário de aula. “Neste ano tivemos trabalhos expostos sobre alimentação, doenças, fontes de energia, funcionamento de motores, a oficina de álcool gel que não teve ano passado, além do museu itinerante de animais aquáticos. Enfim, todo ano a gente acaba acrescentando uma coisa nova.”


 Assim como os novos temas da feira, alguns alunos também fazem sua estreia no evento como a estudante Valquíria Trindade Alves, de 14 anos. A aluna do 1º ano do ensino fundamental e seu grupo apresentou um trabalho sobre destilação do vinho e faz planos para o próximo ano. “Este é meu primeiro trabalho na feira e eu estou gostando bastante de poder passar conhecimento para as pessoas. No ano que vem pretendo participar de novo com outro projeto”.
O professor  comenta que para o próximo ano a escola pretende escolher pequenos grupos de alunos, que tiverem destaque na feira, para começar um projeto de iniciação científica, trabalho que pretendem expor inclusive fora da escola. “Desta forma os alunos serão incentivados a desenvolver um trabalho de pesquisa, com objetivo de resolver um problema proposto pelo projeto”.

 

Projeto O Mundo Aquático invade a sua escola

O projeto O Mundo Aquático invade a sua escola, exposto no evento do Concórdia, nasceu da coleção particular de Mário Vicente Castilho, tratador de animais marinhos que há mais de 20 anos trabalha com orcas, golfinhos e focas dentro e fora do Brasil.

Segundo Débora Becker, esposa de Mário e responsável por contar aos alunos todas as curiosidades sobre os diversos animais empalhados do museu, o projeto existe há oito anos e teve início através da sugestão de uma professora. “Como meu marido é argentino e não fala o idioma daqui, fiquei responsável por fazer a palestra sobre os animais expostos. Todos os animais foram encontrados mortos por ele, durante suas viagens de trabalho e como ele tinha um amigo que trabalhava com técnicas de empalhamento, acabou sem querer iniciando sua coleção”.

 

 

 

 

 

 


 

Publicado em: 15/Julho/2011 - 13:59

Alunos do Concórdia doam livros para escola carente

 

Compartilhar o prazer de ler e adotar um “leitor maluquinho”. Esta foi a proposta dos alunos da turma 22 do Colégio Luterano Concórdia na visita que fizeram ontem, 13 de julho, a Escola Luterana Comunitária São Mateus, no bairro Mathias Velho. Os alunos concordianos foram recepcionados pelo diretor Waltair Jacobsen e pela bibliotecária Verenice Regina Hertcert Ortiz.
Os estudantes do segundo ano entregaram cerca de mil exemplares para a escola e visitaram a biblioteca. Mas o momento mais especial foi quando os visitantes presentearam os alunos do 4º ano com um livro infantil. O exemplar pode ser levado para ler casa e emprestado aos irmãos e amiguinhos. A responsável pela biblioteca do Concórdia, Jeane Gehm Güths, explicou que a turma 22 desenvolve o projeto Maluquinhos pela Leitura, com as obras do escritor Ziraldo e que o presente representa a adoção de um “leitor maluquinho”. Em nome dos alunos da São Mateus, que ficaram surpresos e animados, a professora Mariana Bonatto agradeceu a visita e os livros. 


O diretor destacou a importância da doação e lembrou que 802 alunos serão beneficiados e terão “a oportunidade ampliada de olhar o mundo de forma diferente, através da leitura.” Falou também que todos os livros da biblioteca chegaram a São Mateus por doação. Verenice, que desenvolve trabalho voluntário há sete anos na escola, se declarou emocionada e comentou a dificuldade da escola de adquirir livros, por falta de recursos financeiros. “Livro infantil é caro”, afirmou.

 

 

 

 


 

Publicado em: 18/Abril/2011 - 11:59

Marcelo Spalding na Semana Literária do Concórdia Canoas

 

A abertura da Semana Literária do Colégio Luterano Concórdia, nesta sexta-feira, 15, teve palestra do escritor Marcelo Spalding. Ele conversou com os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio. Como os mais velhos, o autor tratou basicamente da preparação para o vestibular da Ufrgs, destacando as leituras obrigatórias, especialmente  Machado de Assis, e sua obra Memórias Póstumas de Brás Cubas. Com o segundo ano, Spalding falou sobre seu livro "Vencer em Ilhas Tortas", que trata de questões relacionadas à dignidade, ética e inclusão social. Esse livro é leitura do terceiro trimestre para os alunos do colégio.


 A Semana Literária tem continuidade nesta segunda-feira, 18, com uma atividade especial: uma parada para leitura em homenagem ao Dia do Livro. “Durante quinze minutos (entre 8h10 e 8h25) todos os alunos, professores e funcionários tiveram livros nas mãos e e esse tempo para exercitar a leitura”, afirma a supervisora escolar Patrícia Bernardo. Na programação do dia, a escritora Neida Rocha, nos turnos da manhã e tarde, se encontra com alunos da sétima série. O tema é o livro Artigo Indefinido. Ainda na segunda, Léia Cassol fala aos estudantes da quinta-série sobre o livro O último Guardião.


 Na terça-feira, 19, Neida participa novamente e conversa com os estudantes das oitavas séries. Também neste dia, o escritor Marcelo Carneiro da Cunha, por meio de videoconferência, conversa com os alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Médio. Cunha, de São Paulo, falará sobre o livro Antes que o mundo acabe, que também é leitura obrigatória.
No dia 20, encerramento, Neida Rocha volta à escola para encontrar alunos da sexta-série, na Contação de História do livro Danilo: sua mochila e seus amigos.

 

 

 

 


 

 

Publicado em: 04/Abril/2011 - 14:57

Alunos das 8ªs séries visitam Fundação Thiago de Moraes Gonzaga

 

Todos os anos somos surpreendidos por uma estatística preocupante: o aumento do número de mortes através de acidentes de carro e moto. O que poucos sabem é que os jovens costumam ser as principais vítimas em casos de morte por acidentes de trânsito. Apesar de chocante, estas estatísticas são reais e foi com base nestes dados que os educadores do Colégio Luterano Concórdia iniciaram, em 2007, um trabalho voltado a educar e conscientizar os alunos sobre os perigos do trânsito, através do projeto “Meio ambiente e Trânsito: Eu também estou no meio”. No intuito de complementar as atividades do projeto, na terça-feira, 29 de março, os alunos da escola foram levados para assistir a peça Últimos dias de Super-Herói, na Fundação Thiago de Moraes Gonzaga.
A peça conta história de um grupo de adolescentes vivenciando a fase em que os jovens acham que podem fazer tudo e que nada vai lhes acontecer. No entanto, um dos protagonistas sofre um acidente de trânsito por andar na carona do irmão que costuma dirigir em alta velocidade e acaba perdendo a vida neste acidente. 


Segundo Marilise Ribeiro, coordenadora do projeto, o foco neste ano foram os alunos das oitavas séries justamente por estarem na idade de começar a sair à noite e ficam mais vulneráveis a este tipo de ocorrência. “Nesta faixa etária os alunos são adolescentes, mas já querem ter responsabilidades de adultos e achamos que a peça vai ao encontro de tudo que os professores estão trabalhando em sala de aula”, explica.

 

 

Educação e conscientização

 

A Fundação Thiago de Morais Gonzaga é conhecida por promover ações de educação e conscientização para diminuir os acidentes de trânsito, principalmente os que envolvem jovens. Um dos programas desenvolvidos pela Instituição é o Vida Urgente no Palco, que oferece através do teatro orientação a crianças, jovens e adultos, com relação aos perigos do trânsito e através do qual os alunos das 8as séries do Colégio Luterano Concórdia tiveram a oportunidade de participar e aprender um pouco mais sobre este assunto, também debatido em sala de aula.


De acordo com diretora da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, Ana Dall’Agnese, para a instituição o teatro é um instrumento de educação onde as pessoas têm a possibilidade de aprender com as experiências vividas pelos personagens, sem precisar passar por elas. “Para nós, as escolas são fundamentais no processo de mudança de cultura, por isso sempre desenvolvemos programas de educação para receber os alunos”, declara.

 

 

 

 


 

 

Publicado em: 6/Março/2011 - 11:57

Recreio prolongado finaliza atividades de volta as aulas

 

 

  Finalizando uma semana de atividades voltadas a receber e dar boas-vindas aos alunos, o Colégio Luterano Concórdia realizou hoje o seu tradicional Recreio prolongado, evento que conta com brinquedos, música e momentos de interação entre professores e estudantes.

 

A coordenadora pedagógica Patrícia Bernardo afirma que o evento fecha uma série de palestras e atividades que têm o objetivo de comemorar o retorno às aulas e fazer com que haja integração entre os estudantes. “Para realizar este evento a escola tem a parceria de várias empresas, como a Vip Imagem, Vip Show Bar, Duka Festas e Borboleta Mix”, comenta.

 

A festa que teve duração de aproximadamente de 40 minutos proporcionou diversão a alunos de todas as idades, reunindo brinquedos infláveis, DJ, dançarinos e murais personalizados com fotógrafos à deposição em um mesmo lugar.

 

Gelson Cargnelutti, fotógrafo que há seis anos participa do Recreio Prolongado, comenta que apesar do evento já estar na sexta edição e ter algumas atrações que se repetem, os alunos aprovam a idéia. “Tanto os alunos antigos, quanto os novos adoram o evento e todas as fotos tiradas nos murais são colocadas no site da Vip, para que os estudantes possam ter acesso.”

 

O diretor da escola, Celso Jancke, acredita que momentos como este, no início do ano, são importantes para quebrar o gelo entre os alunos. “Nós fazemos todos os anos uma festa para descontrair o ambiente e confraternizar. O principal objetivo do evento é aproximar os alunos novos e fazer com que se sintam integrados”, declara o diretor.

 

 

 

 


 

 

Publicado em: 1/Março/2011 - 10:54

Palestra incentiva a pensar no futuro

 

   Definir objetivos de vida, decidir qual curso fazer, que caminho traçar e de que forma começar uma carreira são dúvidas frequentes entre os jovens. Esses temas foram assuntos das palestras promovidas aos estudantes de 8ª série, Ensino Médio e Cursos Técnicos de Informática e Química do Colégio Luterano Concórdia, na segunda-feira, 28 de fevereiro. A atividade integra a semana de boas-vindas aos alunos para o inicio do ano letivo.  


 Relatando experiências e utilizando linguagem e exemplos que fazem parte da realidade dos jovens, Daniel Guimarães Pereira (gestor comercial que trabalha com consultoria na área da educação e palestra em escolas desde 2003) cativou a plateia nos três encontros promovidos (duas palestras de manhã e uma à tarde). Daniel fez a gurizada rir bastante, mas também parar para pensar.
  “Se o mundo é dos normais, seja um anormal” e “Mercado de trabalho, uma bicicleta em movimento” foram os temas das palestras. Com base no primeiro tema, Daniel falou aos alunos de 8ª série do ensino fundamental e 1º Ano do ensino médio sobre a importância de estudar e não simplesmente freqüentar a escola. Ele expôs várias situações e citou exemplos de decisões cotidianas pelas quais os alunos costumam passar nessa idade, com o intuito de motivar os estudantes a aproveitar o tempo que têm para adquirir conhecimento.


Segundo Daniel, “pessoas normais não costumam ter sucesso e acham que ter sucesso é ter dinheiro. Na verdade, sucesso nada mais é do que você conseguir aquilo que você quer e traçou para si”.  Destacou ainda que tudo que se fizer na vida exige planejamento e que toda e qualquer decisão pode ser positiva, se através dela o aluno tirar algum aprendizado.

 

Aluna elogia jeito descontraído do palestrante

 

A aluna Jéssica Cobalchini, 15 anos, estudante do 1º ano do ensino médio, gostou da palestra e elogiou o jeito descontraído do palestrante. “Achei muito legal, algumas coisas serviram pra mim. Ele falou de assuntos interessantes de uma forma engraçada”, comenta. Enquanto para alguns alunos a palestra incentivou a reflexão, outros afirmam já terem um objetivo traçado. “Achei legal a palestra porque reflete a vida do adolescente, mas eu já tenho um objetivo de vida, fui bem educado pra isso”, disse Lázaro Antônio Magalski, 12 anos, estudante da 8ª série.

 

Hora de pensar no mercado de trabalho


Fazendo analogia com as diferentes etapas dos relacionamentos afetivos, o palestrante Daniel Guimarães Pereira falou sobre mercado de trabalho e chamou a atenção dos estudantes dos segundos e terceiros anos do ensino médio. Dicas como quais informações são essenciais em um currículo, como se portar e que tipo de roupa usar durante uma entrevista de emprego e a importância da qualificação foram comparadas às diferentes fases de um namoro.


“Quando se inicia um namoro se quer saber o nome, o telefone, e-mail, msn, o endereço. Essas informações são fundamentais num currículo”, explicou no início da conversa, acrescentando que no segundo caso, é essencial colocar o nome completo, sem usar o apelido, e informar um número de telefone que possa ser atendido em horário comercial. 


Na seqüência, falou da etapa do namoro (o noivado) em que chega a hora de conhecer a família e responder à pergunta inevitável do sogro: “Então, o que tu quer com a minha filha?”  Brincadeiras à parte, segundo Daniel essa é a hora, assim como na entrevista de emprego, de usar a inteligência. “Na empresa é a mesma coisa, quando o empregador pergunta dos objetivos e expectativas com relação ao cargo em aberto na empresa a resposta tem que ser inteligente”, completa. E só saberá dar uma resposta inteligente quem realmente sabe o que quer e aonde quer chegar.


Conseguir a contração é como o casamento. “Haverá a convivência, os bons e os maus dias, as discussões e o ‘ter que estar ali’ com aquela pessoa”, continuou. O divórcio (ou demissão) também foi uma etapa comentada. “Mas o sucesso no mercado de trabalho depende exclusivamente de vocês”, incitou.


Não mandar a mesma formatação de currículo para todas as áreas de uma ou mais empresas, apenas colocar foto e números de RG e CPF quando solicitado forma outras dicas úteis.

 


 


Publicado em: 21/Fevereiro/2011 - 14:11

José Outeiral em palestra no Colégio Luterano Concórdia

 

O médico, psiquiatra infantil e psicanalista gaúcho José Outeiral participou esta manhã (quinta-feira, 18 de fevereiro ) de palestra no Colégio Luterano Concórdia. A instituição de ensino proporcionou o encontro com Outeiral - uma autoridade internacionalmente reconhecida no assunto "adolescentes" - com os eu quadro de professores, dentro da Jornada Pedagógica da escola.
O palestrante falou sobre o fato de a infância estar sendo cada vez mais curta e da preocupação dos professores em desenvolver práticas pedagógicas em um mundo com intensas mudanças. Outeiral levou o grupo a vários questionamentos sobre como lidar com este fato e citou a erotização precoce como uma das principais causas.

 

 


 

 

Atividades Extracurriculares no Concórdia

 

O Colégio Luterano Concórdia inicia 2011 com uma novidade: o funcionamento de uma unidade da escola de idiomas Doctor English dentro da instituição. Além desta atividade extracurricular, a escola oferece outras opções como ballet e jazz, coral, ginástica (rítmica e olímpica), teatro, capoeira e flauta. Na área do esporte, tem basquete e futsal. O grupo de escoteiros Novo Horizonte e a Banda Marcial Concórdia são outras opções que podem interessar aos alunos da instituição e comunidade em geral.

É pensando na formação integral de seus alunos que o Concórdia propicia essas diferente atividades. “O Concórdia, desde a sua fundação, em 1943, é uma instituição comprometida com o desenvolvimento integral do ser humano e oferece educação de qualidade, fundamentada em princípios cristãos”, ressalta o diretor Celso Jancke.

O diretor lembra que não se espera da escola apenas o papel de transmitir conhecimentos. “A implantação de projetos educacionais e cursos extracurriculares nas escolas tem sido de fundamental importância, porque torna o aprendizado mais significativo, uma vez que o aluno participa efetivamente da construção do conhecimento”. Jancke acrescenta que no  Concórdia os alunos são incentivados a desenvolver atividades dinâmicas como pesquisa, entrevistas, debates e experiências, que levam a refletir continuamente sobre a importância do tema abordado e os reflexos desse conhecimento sobre sua vida.

O diretor lembra que o aluno, ao interagir com o grupo e com os professores, desenvolve valores como respeito, relacionamento e solidariedade à medida que se vê como parte integrante e importante desse processo, socializando seus conhecimentos e suas experiências.

 


Esporte

 


Equipe juvenil do futsal,  bi-campeã da Taça Paquetá e Olimpídas Luteranas em 2010

 

 


 

Conscientização Ambiental

 

O Colégio Luterano Concórdia de Canoas, além de oferecer ensino de qualidade, envolve seus alunos em ações de solidariedade e de conscientização ambiental. O projeto Cultivando o amor à vida – Reciclando atitudes, que desde 2007 recolheu pilhas, embalagens Tetrapack, óleo de cozinha e embalagens PET, em 2011 tem foco na coleta seletiva.

 

A conscientização e esclarecimentos através de palestras, textos explicativos e redações, reciclagens; a produção de artefatos provenientes da reutilização dos mais diversos materiais recolhidos, a divulgação e a informação de datas e roteiros da coleta seletiva no bairro e na cidade estão entre as ações deste projeto.  A comunidade pode fazer a entrega dos materiais podem na escola ou na academia Medley, localizadas na rua Capistrano de Abreu.

 

Embalagens serviram para a confecção de vassouras, utilizadas na escola





Topo
Endereço
// Mídias Sociais
Siga-nos no twitter!

cheap jerseys - https://cheapjerseysoff.ru/
cheap jerseys - https://cheapjerseysgear.com/
wholesale jerseys - http://wholesalejerseyscheaponline.com/
cheap sports jerseys - http://www.wholesalecheapsportsjerseys.com/
wholesale jerseys - https://wholesalejerseyscheap.org/
wholesale jerseys - http://wholesalejerseyscheapforsale.org/
wholesale jerseys from china - http://www.wholesalejerseyscheapfromchina.com/
discount sunglasses - http://discountsunglasseswholesale.com/
fake sunglasses - http://www.fakesunglasseswholesale.com/
oakley - https://oakleyoffoutlet.com/
cheap sunglasses - http://www.cheapshoessunglassesfreeshipping.com/
discount sunglasses - http://discountsunglasseswholesaler.com/
ray ban - https://raybanoffoutlet.com/
wholesale cottage jerseys - http://wholesalechinacottage.com/
wholesale fake jerseys - http://wholesalechinafake.com/
wholesale replica jerseys - http://wholesalechinareplica.com/
cheap replica oakley sunglasses - http://bestreplicasunglasses.com/
billigt replika oakley solbriller - http://copysunglasseschina.com/
barato oakley gafas de sol - http://fakesunglasseschina.com/
cheap replica ray ban sunglasses - http://replicasunglasseschina.com/
billigt replika ray ban solbriller - http://chinaknockoffsunglasses.com/
barato de ray ban Gafas de sol - http://chinafakesunglasses.com/
cheap jerseys free shipping - http://wholesalecheapjerseysshipping.ru/
cheap sports jerseys - https://cheapjerseysoff.ru/Cheap_Sports_Jerseys_Sports_Jerseys_Wholesale.html/Sports
cheap basketball jerseys - https://cheapjerseysoff.ru/Cheap_Basketball_Jerseys_Basketball_Jerseys_Wholesale.html/Basketball
cheap hockey jerseys - https://cheapjerseysoff.ru/Cheap_Hockey_Jerseys_Hockey_Jerseys_Wholesale.html/Hockey
cheap nfl jerseys - https://cheapjerseysoff.ru/Cheap_NFL_Jerseys_NFL_Jerseys_Wholesale.html/NFL
cheap mlb jerseys - https://cheapjerseysoff.ru/Cheap_MLB_Jerseys_MLB_Jerseys_Wholesale.html/MLB
cheap pro bowl jerseys - https://cheapjerseysoff.ru/Cheap_Pro-Bowl_Jerseys_Pro-Bowl_Jerseys_Wholesale.html/Pro-Bowl
cheap super bowl jerseys - https://cheapjerseysoff.ru/Cheap_Super-Bowl_Jerseys_Super-Bowl_Jerseys_Wholesale.html/Super-Bowl
cheap sports jerseys uk - https://cheapjerseysgear.com/Sports.php/Sports
cheap nfl jerseys uk - https://cheapjerseysgear.com/NFL.php/NFL
cheap nhl jerseys - https://cheapjerseysgear.com/NHL.php/NHL
cheap mlb jerseys uk - https://cheapjerseysgear.com/MLB.php/MLB
cheap nba jerseys - https://cheapjerseysgear.com/NBA.php/NBA
cheap football jerseys - https://cheapjerseysgear.com/Football.php/Football
super bowl jerseys uk - https://cheapjerseysgear.com/Super-Bowl.php/Super-Bowl
custom nfl jerseys - http://wholesalejerseyscheaponline.com/For/nfl/
custom nhl jerseys - http://wholesalejerseyscheaponline.com/For/nhl/
custom mlb jerseys - http://wholesalejerseyscheaponline.com/For/mlb/
custom nba jerseys - http://wholesalejerseyscheaponline.com/For/nba/
custom soccer jerseys - http://wholesalejerseyscheaponline.com/For/soccer/
custom ncaa jerseys - http://wholesalejerseyscheaponline.com/For/ncaa/
custom football jerseys - http://wholesalejerseyscheaponline.com/For/fantasy-football/
wholesale super bowl apparel - http://www.wholesalecheapsportsjerseys.com/WholesaleCheapJerseysOnline/Sports_Jerseys_China_Wholesale_Cheap.php/Sports
wholesale nfl apparel - http://www.wholesalecheapsportsjerseys.com/WholesaleCheapJerseysOnline/NFL_Jerseys_China_Wholesale_Cheap.php/NFL
wholesale nhl apparel - http://www.wholesalecheapsportsjerseys.com/WholesaleCheapJerseysOnline/NHL_Jerseys_China_Wholesale_Cheap.php/NHL
wholesale mlb apparel - http://www.wholesalecheapsportsjerseys.com/WholesaleCheapJerseysOnline/MLB_Jerseys_China_Wholesale_Cheap.php/MLB
wholesale nba apparel - http://www.wholesalecheapsportsjerseys.com/WholesaleCheapJerseysOnline/NBA_Jerseys_China_Wholesale_Cheap.php/NBA
wholesale football apparel - http://www.wholesalecheapsportsjerseys.com/WholesaleCheapJerseysOnline/Football_Jerseys_China_Wholesale_Cheap.php/Football
wholesale nfl jerseys - https://wholesalejerseyscheap.org/Typ.html/NFL
wholesale hockey jerseys - https://wholesalejerseyscheap.org/Typ.html/Hockey
wholesale soccer jerseys - https://wholesalejerseyscheap.org/Typ.html/Soccer
wholesale mlb jerseys - https://wholesalejerseyscheap.org/Typ.html/Baseball-MLB
wholesale basketball jerseys - https://wholesalejerseyscheap.org/Typ.html/Basketball
wholesale ncaa jerseys - https://wholesalejerseyscheap.org/Typ.html/College-NCAA
wholesale replica jerseys - https://wholesalejerseyscheap.org/Typ.html/Replica
sports heat - https://wholesalejerseyscheap.org/Typ.html/Sports
nfl jerseys china - http://www.wholesalejerseyscheapfromchina.com/Category/Cheap_Replica_NFL_Jerseys_China_Wholesale_Free_Shipping
hockey jerseys china - http://www.wholesalejerseyscheapfromchina.com/Category/Cheap_Replica_NHL_Hockey_Jerseys_China_Wholesale_Free_Shipping
mlb jerseys china - http://www.wholesalejerseyscheapfromchina.com/Category/Cheap_Replica_MLB_Baseball_Jerseys_China_Wholesale_Free_Shipping
basketball jerseys china - http://www.wholesalejerseyscheapfromchina.com/Category/Cheap_Replica_NBA_Basketball_Jerseys_China_Wholesale_Free_Shipping
soccer jerseys china - http://www.wholesalejerseyscheapfromchina.com/Category/Cheap_Replica_SOCCER_Football_Jerseys_China_Wholesale_Free_Shipping
wholesale replica jerseys china - http://www.wholesalejerseyscheapfromchina.com/Category/Buy_Wholesale_NFL_NHL_NBA_MLB_Super_Bowl_Jerseys_Cheap_Replica
wholesale oakley sunglasses - http://discountsunglasseswholesale.com/Oakley/Cat.html/Wholesale_Oakleys_Sunglasses_Cheap_Outlet
oakley sunglasses cheap - http://discountsunglasseswholesale.com/Oakley/Cat.html/Wholesale_Oakley_Sunglasses_Cheap_Sale
fake oakley sunglasses - http://www.fakesunglasseswholesale.com/CheapOakleyRayBanSunglassesWholesaleOnline/Cat.php/Cheap_Oakley_Sunglasses_Wholesale_Online_Store
fake ray ban sunglasses - http://www.fakesunglasseswholesale.com/CheapOakleyRayBanSunglassesWholesaleOnline/Cat.php/Cheap_RayBan_Sunglasses_Wholesale_Online_Store
cheap oakley sunglasses - https://oakleyoffoutlet.com/Cheap-Oakley-Sunglasses-Wholesale-OFF.html/Oakley
latest oakley sunglasses - https://oakleyoffoutlet.com/Cheap-Latest-Sunglasses-Wholesale-OFF.html/Latest
cheap glasse free shipping - http://www.cheapshoessunglassesfreeshipping.com/CheapSunglassesWholesale/Category.php/wholesale_cheap_oakley_rayban_sunglasses_scrubs_glasses_black_eyeglasses
cheap oakley sunglasses free shipping - http://www.cheapshoessunglassesfreeshipping.com/CheapSunglassesWholesale/Category.php/cheap_oakley_sunglasses_wholesale
cheap ray ban sunglasses free shipping - http://www.cheapshoessunglassesfreeshipping.com/CheapSunglassesWholesale/Category.php/cheap_rayban_sunglasses_wholesale
cheap sports sunglasses - http://www.cheapshoessunglassesfreeshipping.com/CheapSunglassesWholesale/Category.php/cheap_sports_sunglasses_wholesale
oversized sunglasses - http://discountsunglasseswholesaler.com/Ray-Ban.html/category/Oversized
aviator sunglasses - http://discountsunglasseswholesaler.com/Ray-Ban.html/category/Aviators
discount sports sunglasses - http://discountsunglasseswholesaler.com/Ray-Ban.html/category/Sports
cheap ray ban sunglasses - https://raybanoffoutlet.com/Cheap-Ray-Ban-Sunglasses-Wholesale-OFF.html/Ray-Ban
cheap ray ban sports sunglasses - https://raybanoffoutlet.com/Cheap-Ray-Ban-Sports-Sunglasses-Wholesale-OFF.html/Ray-Ban-Sports
wholesale football nfl jerseys - http://wholesalechinacottage.com/Page.php/custom/football-nfl
mlb jerseys wholesale - http://wholesalechinacottage.com/Page.php/custom/baseball-mlb
hockey jerseys wholesale - http://wholesalechinacottage.com/Page.php/custom/hockey-nhl
soccer jerseys wholesale - http://wholesalechinacottage.com/Page.php/custom/soccer
super bowl jerseys wholesale - http://wholesalechinacottage.com/Page.php/custom/super-bowl
basketball jerseys wholesale - http://wholesalechinacottage.com/Page.php/custom/basketball-nba
pro bowl jerseys wholesale - http://wholesalechinacottage.com/Page.php/custom/pro-bowl
wholesale teams jerseys - http://wholesalechinacottage.com/Page.php/teams
sports news - http://wholesalechinacottage.com/Page.php/news
sports project - http://wholesalechinacottage.com/Page.php/project
fake teams jerseys - http://wholesalechinafake.com/Cat_teams.php/teams
sports project - http://wholesalechinafake.com/Cat_project.php/project
sports news - http://wholesalechinafake.com/Cat_news.php/news
wholesale nfl jerseys china - http://wholesalechinafake.com/Cat_football-nfl.php/football-nfl
wholesale mlb jerseys china - http://wholesalechinafake.com/Cat_baseball-mlb.php/baseball-mlb
wholesale hockey jerseys china - http://wholesalechinafake.com/Cat_hockey-nhl.php/hockey-nhl
wholesale basketball jerseys china - http://wholesalechinafake.com/Cat_basketball-nba.php/basketball-nba
wholesale soccer jerseys china - http://wholesalechinafake.com/Cat_soccer.php/soccer
wholesale super bowl jerseys china - http://wholesalechinafake.com/Cat_super-bowl.php/super-bowl
wholesale pro bowl jerseys china - http://wholesalechinafake.com/Cat_pro-bowl.php/pro-bowl
wholesale nfl replica jerseys - http://wholesalechinareplica.com/Menu_football-nfl.php/football-nfl
wholesale mlb replica jerseys - http://wholesalechinareplica.com/Menu_baseball-mlb.php/baseball-mlb
wholesale hockey replica jerseys - http://wholesalechinareplica.com/Menu_hockey-nhl.php/hockey-nhl
wholesale basketball replica jerseys - http://wholesalechinareplica.com/Menu_basketball-nba.php/basketball-nba
wholesale soccer replica jerseys - http://wholesalechinareplica.com/Menu_soccer.php/soccer
wholesale super bowl replica jerseys - http://wholesalechinareplica.com/Menu_super-bowl.php/super-bowl
wholesale pro bowl replica jerseys - http://wholesalechinareplica.com/Menu_pro-bowl.php/pro-bowl
sports news heat - http://wholesalechinareplica.com/Menu_news.php/news
heat project - http://wholesalechinareplica.com/Menu_project.php/project
replica teams jerseys - http://wholesalechinareplica.com/Menu_teams.php/teams
replica oakley sunglasses - http://bestreplicasunglasses.com/Menu.php/oakley
design - http://bestreplicasunglasses.com/Menu.php/design
news - http://bestreplicasunglasses.com/Menu.php/news
replika oakley solbriller - http://copysunglasseschina.com/Menu.php/oakley
design - http://copysunglasseschina.com/Menu.php/design
nyheder - http://copysunglasseschina.com/Menu.php/nyheder
china oakley gafas de sol - http://fakesunglasseschina.com/Menu.php/oakley
diseno - http://fakesunglasseschina.com/Menu.php/diseno
noticias - http://fakesunglasseschina.com/Menu.php/noticias
replica ray ban sunglasses - http://replicasunglasseschina.com/Menu.php/ray-ban
design - http://replicasunglasseschina.com/Menu.php/design
news - http://replicasunglasseschina.com/Menu.php/news
replika ray ban solbriller - http://chinaknockoffsunglasses.com/Menu.php/ray-ban
design - http://chinaknockoffsunglasses.com/Menu.php/design
nyheder - http://chinaknockoffsunglasses.com/Menu.php/nyheder
china ray ban gafas de sol - http://chinafakesunglasses.com/Menu.php/ray-ban
diseno - http://chinafakesunglasses.com/Menu.php/diseno
noticias - http://chinafakesunglasses.com/Menu.php/noticias
cheap jerseys - https://cheapjerseysoff.ru/sitemap
cheap jerseys - https://cheapjerseysgear.com/sitemap
wholesale jerseys - http://wholesalejerseyscheaponline.com/sitemap
cheap sports jerseys - http://www.wholesalecheapsportsjerseys.com/sitemap
wholesale jerseys - https://wholesalejerseyscheap.org/sitemap
wholesale jerseys - http://wholesalejerseyscheapforsale.org/sitemap
wholesale jerseys from china - http://www.wholesalejerseyscheapfromchina.com/sitemap
discount sunglasses - http://discountsunglasseswholesale.com/sitemap
fake sunglasses - http://www.fakesunglasseswholesale.com/tags
oakley - https://oakleyoffoutlet.com/sitemap
cheap sunglasses - http://www.cheapshoessunglassesfreeshipping.com/sitemap
discount sunglasses - http://discountsunglasseswholesaler.com/sitemap
ray ban - https://raybanoffoutlet.com/sitemap
wholesale cottage jerseys - http://wholesalechinacottage.com/sitemap
wholesale fake jerseys - http://wholesalechinafake.com/sitemap
wholesale replica jerseys - http://wholesalechinareplica.com/sitemap
cheap replica oakley sunglasses - http://bestreplicasunglasses.com/sitemap
billigt replika oakley solbriller - http://copysunglasseschina.com/sitemap
barato oakley gafas de sol - http://fakesunglasseschina.com/sitemap
cheap replica ray ban sunglasses - http://replicasunglasseschina.com/sitemap
billigt replika ray ban solbriller - http://chinaknockoffsunglasses.com/sitemap
barato de ray ban Gafas de sol - http://chinafakesunglasses.com/sitemap
cheap jerseys free shipping - http://wholesalecheapjerseysshipping.ru/sitemap