Pós-feira

Clique nos botões/links abaixo para realizar a ação desejada:

Avalie o evento...    Retorno das notas/conceitos dos trabalhos avaliados...

 

Abertura do Evento

 

Trabalhos Expostos

 

Apresentações - Extracurriculares

 

Hora do Conto

 

Apresentações - Teatros

 

Fotos Diversas

 

 

Mostra de Arte e Literatura resgata os contos de fada

 

Não é preciso ter vivido muito para saber que a infância das crianças nos dias de hoje é muito diferente da que tivemos há alguns anos atrás. Atualmente, a TV, a internet e tantos outros meios de comunicação encarregam-se de ensinar aos pequenos coisas que antigamente eram passadas de pai para filho.


Neste contexto, estimular o imaginário infantil através dos contos torna-se uma tarefa de suma importância, na opinião da orientadora educacional de educação infantil e anos iniciais Tânia Kopereck. “Hoje em dia as crianças estão tão ligadas na mídia que os contos de fadas tornaram-se ultrapassados” comenta.


Foi pensando em resgatar este lado lúdico que o Colégio Luterano Concórdia escolheu para a sua X Mostra de Arte e Literatura o tema: “Construindo um futuro com valores através dos contos de fadas”. Para obter êxito na difícil tarefa de chamar a atenção das crianças, dentre as diversas atividades escolhidas para o dia do evento, os alunos foram recepcionados pelos professores vestidos a caráter, fantasiados de personagens das histórias infantis mais famosas.


Para a professora de Português e Literatura Karine Perin, que também é uma das coordenadoras da Mostra, na maioria das vezes, as pessoas só contam as histórias para as crianças, sem se preocupar em explicar os valores que nelas são apresentados. Por este motivo, peças foram encenadas pelos professores e alunos do ensino médio, tendo como principal objetivo fazer com que as crianças pensassem na “moral da história” contada.


A professora Maria Cristina, que dá aulas para 1ª e 2ª séries ressalta que entender o que está por trás dos contos é importante, pois através deles as crianças podem aprender a enfrentar conflitos reais. “É uma maneira de eles imitarem a vida de forma lúdica”, declara.

 

Participação

 

A Coordenadora da área de comunicação, professora Arilene Sffair Vargas, lembra que toda escola colaborou para que a décima edição da Mostra de Arte e Literatura fosse realizada. Alunos de séries iniciais de várias escolas de Canoas, além de universidades como Unilasalle, Ulbra e Ufrgs, também participaram. Grupos de teatro da região metropolitana foram convidados para o evento.


Professora de 2ª série, Lisete Garcia, da escola Barão do Amazonas, afirmou que seus alunos estavam ansiosos pela visita e que a visita valeu a pena: “Eles gostaram muito e já estão pensando na feira que também vamos ter.”  Os alunos concordaram: ”Estou adorando, nunca vi coisa igual, quero muito ver o teatro, pois nunca assisti antes”, confessa Maria Vitória, de 7 anos. “Eu também estou achando tudo muito legal”, completa Vitor Beffat, 8 anos.

 

Escritores marcam presença


Os escritores Neida Rocha e Décio Dalke marcaram presença na Mostra e disseram porque são a favor deste tipo de atividade: ”Sempre me coloco à disposição para participar deste tipo de evento e vir contar histórias para as crianças. É importante eles verem que além dos escritores famosos também existem escritores na sua região, que estão próximos”, comenta Neida. Dalke enfatiza que este tipo de ação cria nas crianças uma visão cultural, que é de extrema importância para seu futuro. “O ser humano sem cultura é uma pedra bruta”, opina.

 

Evento também contou com a XIII Feira Científica

 

A melhor forma de aprender é fazendo. Partindo deste princípio, alunos de 5ª a 8ª série do Concórdia realizaram diversos projetos científicos durante a XIII Feira Científica, evento realizado simultaneamente com a Mostra de Arte e Literatura.


De acordo com o professor de Física Rafael Frank de Rodrigues, um dos coordenadores da feira, o principal objetivo do evento é despertar a curiosidade do aluno para que ele aprenda e tome gosto de estudar por conta própria. “A aplicação da ciência no dia a dia dos estudantes é importante para despertar o interesse nesta área. Quem sabe não estamos estimulando eles a seguirem o caminho da ciência no futuro?”, questiona.


Eventos como este ajudam os alunos a compreenderem melhor a matéria, pois fazem com que eles associem a teoria da aula com a prática. O grupo de alunos do 3º ano formados pelos estudantes Jéssica Fonseca, 19 anos, Luigi Assumpção e Carolina Ferrari, ambos de 16 anos, concordam. “É bom participar da feira, pois a gente aprende coisas que não sabia antes”, comenta Jéssica. “Ajuda nas provas. Muitas vezes os trabalhos envolvem as matérias que estamos aprendendo”, reforça Luigi.


Segundo a professora Nauri Maria Michelin Saciloto, que dá aulas de Matemática, Ciências e Química, a feira é o ponto máximo para se mostrar todos os projetos desenvolvidos na escola. E um dos projetos deste ano é incentivar a reciclagem de materiais. Para isso foram desenvolvidas oficinas de confecção de sabonete e detergente feitos a partir da reciclagem do óleo de cozinha. Outro material em foco nesta edição da feira são as garrafas PET. “As garrafas PET foram utilizadas na grande maioria dos trabalhos. É importante incentivar o tema da reciclagem de materiais, pois é uma obrigação da escola contribuir um pouco para a preservação do meio ambiente.”

 

 

antes do evento...

20 de Agosto de 2010

 

- Exposição de Trabalhos

 

- Oficinas Diversas

(Confecção de sabonetes, detergente com óleo de cozinha)


- Hora do Conto


- Apresentações Variadas

(violinos, contos de fadas clássicos - Andersen, Perrault e irmãos Grimm)

 

    Agendamento de Partipação:  Escolas interessadas, pelo fone: (51) 3475.1243 com Susi.


 

Organização dos Trabalhos

 

Clique no botão abaixo para visualizar a distribuição dos trabalhos por sala

 

 

 

Cronograma